Goiás investe em cursos profissionalizantes para fortalecer a indústria da moda na Região da 44

O Governo de Goiás lançou hoje, 1º de junho, a primeira fase dos novos cursos profissionalizantes do programa Cinturão da Moda, que visa impulsionar o setor de confecção na Região da 44, em Goiânia.

Através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), o Estado oferecerá 400 vagas distribuídas entre 10 municípios goianos participantes do programa.

Os cursos terão início em quatro municípios: Cidade Ocidental, Cristianópolis, Ipameri e Santa Tereza de Goiás. Em seguida, serão realizados em Acreúna, Bela Vista de Goiás, Inhumas, Paranaiguara, Piracanjuba e Quirinópolis.

Cada cidade receberá 40 vagas, sendo 20 para costura industrial de tecido e 20 para costura industrial de malha. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Goiás) será responsável por ministrar os cursos, contratado pelo Governo de Goiás com um investimento de R$ 520,53 mil.

O objetivo principal é capacitar a mão de obra e transformar a Região da 44 no maior polo de moda do Brasil. Cada curso terá duração de três meses, podendo ser estendido por mais um mês, se necessário. O Senai irá fornecer toda a estrutura necessária e contar com professores qualificados, levando o curso até os municípios participantes, conforme destacado por Joel de Sant’Anna Braga Filho, Secretário da SIC.

O programa Cinturão da Moda foi lançado pelo governador Ronaldo Caiado em 2022 com o objetivo de impulsionar a economia de Goiás através da criação de aproximadamente 100 mil novos empregos em 30 municípios goianos no setor da moda, estabelecendo uma conexão com o polo da Região da 44, em Goiânia, para atender a demanda por mão de obra.

Com um faturamento anual estimado em R$ 8 bilhões, a Região da 44 possui o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás e abriga uma média de 16 mil pontos de venda.