O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.
O transtorno do espectro autista (TEA) refere-se a uma ampla gama de condições caracterizadas por algum grau de prejuízo no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama única de interesses e atividades individuais e realizadas individualmente. .
O neurologista explica que, dependendo das necessidades da pessoa, o TEA é classificado em 3 níveis de suporte, 1, 2 e 3. de gravidade. Mas categorizamos esse nível de suporte para comunicação e interação social, bem como para comportamentos de hobby restritos e repetitivos”, acrescentou.
O especialista apontou que esses dois campos são classificados de 1 a 3, mas as pessoas no nível 2 de um lado não são necessariamente iguais ao nível do outro. Os níveis podem ser diferentes em cada categoria.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. O dia foi instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018. A ideia é promover o conhecimento sobre o espectro do autismo, bem como as necessidades e direitos das pessoas com autismo.
Tratamento – Marina Rodrigues Alves, Supervisora de Neurodesenvolvimento Infantil do IJC, informa que o tratamento mais indicado para o transtorno do espectro do autismo é o acompanhamento interdisciplinar. A criança deve estar sob observação médica e equipe multidisciplinar, com psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.
Segundo os supervisores, a intervenção mais indicada é a análise comportamental aplicada (ABA), que é uma intervenção potencializada por esses profissionais para que possam estimular e promover o autocontrole, bem como atuar nas atividades diárias básicas.
Causas – Ainda não se sabe ao certo o que causa o TEA, mas pesquisas sugerem que é uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Alguns indicam que mutações genéticas podem aumentar o risco de desenvolver a doença, enquanto outros estudos indicam que fatores ambientais, como exposição a certos produtos químicos ou infecções durante a gravidez, também podem contribuir.
Com informações Brasil 61