
OpenAI vai lançar supostamente um navegador com inteligência artificial para competir com o Google Chrome
A OpenAI está prestes a lançar supostamente um navegador de internet com inteligência artificial integrada, que promete transformar a forma como as pessoas acessam e interagem com conteúdos online. A informação foi revelada pela agência Reuters nesta terça-feira (9), com base em fontes próximas ao projeto.
O navegador, que deve ser lançado nas próximas semanas, vai funcionar com tecnologia semelhante ao ChatGPT, mantendo parte das interações dentro de uma interface conversacional. Isso significa que, em vez de navegar entre sites e páginas, o usuário poderá buscar informações e realizar tarefas diretamente por comandos de texto.
Segundo as fontes ouvidas pela Reuters, a ferramenta será baseada no Chromium, mesmo código de base do Google Chrome. No entanto, ao contrário do navegador do Google, a proposta da OpenAI é permitir que agentes de IA executem ações em nome do usuário — como preencher formulários, fazer reservas e navegar automaticamente por páginas.
A criação do navegador também representa uma estratégia para competir diretamente com um dos pilares da Alphabet, controladora do Google: o acesso a dados de navegação. Atualmente, o Chrome é utilizado por mais de 3 bilhões de pessoas no mundo e é peça-chave na coleta de dados que alimentam a publicidade da empresa.
Apesar do domínio do Google no setor, o navegador da OpenAI pode atrair parte dos mais de 400 milhões de usuários semanais do ChatGPT, especialmente os que buscam mais privacidade e recursos automatizados. Outras empresas, como a Perplexity e a Brave, também vêm desenvolvendo navegadores com inteligência artificial.
Ainda não há nome oficial ou data exata para o lançamento, e a OpenAI não comentou o assunto até o momento.
Com informações Ny Post