Papa Francisco em Balenciaga deepfake engana milhões: ‘Definitivamente assustador’
A tecnologia zombou dos trajes papais – e dos usuários crédulos de mídia social.
O Papa Francisco surpreendeu os telespectadores no fim de semana depois de aparentemente sair com uma roupa especialmente heterodoxa, como uma imagem do líder religioso de 86 anos vestindo uma longa jaqueta branca, desenhada pela luxuosa casa de moda Balenciaga, rapidamente se tornou viral.
Os internautas consideraram a imagem verdadeira como a própria palavra de Deus – e elogiaram o Papa por sua escolha elegante.
“Os meninos do Brooklyn só podiam esperar por esse nível de gotejamento”, escreveu o casaco fofo do supremo pontífice no Twitter . Tem mais de 2 milhões de visualizações e, agora, uma bandeira afirmando que é falso.
Os retratos a seguir capturaram Francisco em elegantes luvas brancas e tênis brancos imaculados – talvez não muito longe do uniforme tipicamente elevado do Papa, mas totalmente falso, no entanto.
O suposto artista de IA foi identificado como Pablo Xavier, um trabalhador da construção civil de 31 anos da área de Chicago, informou o Buzzfeed News na segunda-feira. Pablo Xavier, que se recusou a compartilhar seu sobrenome, disse ao jornal que estava “tropeçando em cogumelos” quando começou a brincar com o Midjourney, uma ferramenta de inteligência artificial que pode gerar imagens falsas realistas.
“Acabou de me ocorrer: eu deveria fazer o Papa. Então estava vindo como água: ‘O Papa em casaco fofo Balenciaga, Moncler, andando pelas ruas de Roma, Paris’, coisas assim”, lembrou Pablo Xavier em um comunicado.
Satisfeito com seu trabalho, o criador do meme afirmou que compartilhou as fotos “perfeitas” no grupo AI Art Universe no Facebook, então no Reddit. Mas a imagem realmente decolou assim que migrou para o Twitter.
Pablo Xavier afirmou que “não queria que [as fotos] explodissem assim” e admitiu que é “definitivamente assustador” que “as pessoas estão correndo com isso e pensando que era real sem questionar”.
“Eu me sinto uma merda”, lamentou. “É louco.”
As imagens quase surrealistas até enganaram a ávida usuária do Twitter e supermodelo Chrissy Teigen, 37, que twittou no sábado: “Achei que a jaqueta do papa era real e não pensei duas vezes. de jeito nenhum vou sobreviver ao futuro da tecnologia.”
O cantor e compositor vencedor do Grammy, Finneas , 25, insistiu em uma história no Instagram no domingo que “a jaqueta do papa é real se você quiser que seja”.
Fotos geradas por IA do ex-presidente Donald Trump resistindo à prisão e fugindo do NYPD também circularam no Twitter na semana passada, enquanto o político em apuros resiste a uma possível acusação federal.
As imagens falsificadas mostraram um Trump indignado nos braços de funcionários enquanto a esposa Melania e o filho Donald Jr. gritavam em protesto contra a prisão. (Fonte: Ny Post)
The boys in Brooklyn could only hope for this level of drip pic.twitter.com/MiqkcLQ8Bd
— Nikita S (@singareddynm) March 25, 2023
I thought the pope’s puffer jacket was real and didnt give it a second thought. no way am I surviving the future of technology
— chrissy teigen (@chrissyteigen) March 26, 2023