Polícia Civil Identifica Origem de Carga e Combate a Sonegação Fiscal
A Polícia Civil de Goiás, por meio da 2ª Delegacia Distrital de Polícia Civil de Itumbiara e do Ponto Focal Fazendário, coordenado pelo Delegado de Polícia Vinícius de Castro Penna, identificou a origem de uma carga de grãos transportada com documentação fraudulenta, combatendo a sonegação fiscal.
Entenda o Caso:
Auditores da Delegacia Fiscal de Itumbiara interceptaram dois veículos que transportavam carga de soja com documentação de origem divergente. Os papéis indicavam que os grãos eram provenientes do Distrito Federal, levantando suspeitas quanto à licitude da carga, uma vez que a origem real era da região Sul do Estado de Goiás.
Após receber a comunicação dos fatos, a equipe do Ponto Focal Fazendário da Polícia Civil, instalado na 2ª DP, iniciou diligências que permitiram identificar a origem do produto, proveniente de propriedades rurais do município de Itumbiara. Isso revelou a origem das mais de 70 toneladas de milho em grãos, cujo transporte visava evitar o pagamento de tributos estaduais.
As investigações, iniciadas devido à suspeita de crime patrimonial, revelaram a prática de crime contra a ordem tributária. Como resultado, foi recolhido aos cofres da Fazenda Pública Estadual o valor de cerca de R$ 14.400,00, entre impostos e multas.
A Polícia Civil destaca o sucesso do trabalho realizado pela Força-tarefa especial (Ponto Focal Fazendário), resultado do intercâmbio entre órgãos e instituições colaboradoras. Neste caso, a contribuição da Secretaria da Economia, Delegacia Fiscal de Itumbiara, Polícia Rodoviária Federal, Agrodefesa, Delegacia Regional de Fiscalização de Goianésia e Delegacia de Polícia Civil de Niquelândia foi fundamental.