Identificação veicular para pessoa com TEA é proposta por vereador

O vereador Willian Veloso (PL) apresentou Projeto de Lei nº 66/2024 que estabelece a identificação veicular para pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Goiânia.

A identificação deverá ser feita, segundo a matéria com o uso de adesivos para identificação do veículo que transporta a pessoa autista.

O projeto ainda estabelece que “os motoristas devem ser instruídos para, ao ver algum veículo com o referido adesivo, evitar provocar ruídos sonoros como: buzinas, alto volume de caixas de som, escapamento adulterado, dentre outros”.

Willian Veloso cita literatura médica a qual declara que “o transtorno afeta o desenvolvimento neurológico resultando em dificuldade de comunicação, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo”.

“Mais especificamente, no que se refere a complicações causadas pelo barulho excessivo, crianças e adultos com autismo podem apresentar dificuldades no processamento sensorial, das quais decorrem, em alguns casos a hipersensibilidade auditiva, fazendo com que qualquer barulho possa causar grande desconforto ou mesmo desencadear um estado de crise”, informa o parlamentar.

 

Fonte: https://www.goiania.go.leg.br/sala-de-imprensa/noticias/identificacao-veicular-para-pessoa-com-tea-e-proposta-por-vereador