Lula anuncia criação de Ministério da Pequena e Média Empresa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (29) a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais. A medida, que foi anunciada durante a live semanal do presidente, deve ser aprovada por meio de Medida Provisória (MP) e precisará ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Com a criação do novo ministério, o número de pastas do governo federal passará de 37 para 38. O novo ministério será responsável por promover o desenvolvimento das pequenas e médias empresas, das cooperativas e dos empreendedores individuais.

Lula afirmou que a criação do novo ministério é uma forma de atender às demandas desse segmento da economia. “Muita gente quer emprego com carteira assinada, mas tem muita gente que quer empreender. E a gente precisa ter um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, disse o presidente.

Ainda não foi anunciado quem será o ministro da nova pasta. Os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) são cotados para o cargo.

A criação do Ministério da Pequena e Média Empresa é uma das medidas que Lula vem negociando com o Centrão, bloco político que apoia o seu governo. O Centrão tem exigido a criação de novos ministérios para acomodar seus parlamentares.

A medida foi criticada por alguns especialistas, que afirmam que ela é desnecessária e aumentará o gasto público. No entanto, Lula defendeu a criação do novo ministério, afirmando que ela é importante para impulsionar o crescimento econômico.

“A gente precisa de um ministério para cuidar da economia real, que é a economia que gera emprego e renda”, disse o presidente.