A Prefeitura de Goiânia promove, neste sábado 7 o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove, neste sábado (7/10), das 8h às 17h, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Para a ação, 65 unidades de saúde estarão de portas abertas para atualização do Cartão de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). Abertura oficial ocorrerá na sede do Centro Municipal de Vacinação (CMV), às 8h30, com a presença do titular da SMS, Wilson Pollara, e do Zé Gotinha.

A campanha faz parte de um trabalho em conjunto entre o Ministério da Saúde (MS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e segue até o dia 14 de outubro, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais para reduzir o risco da reintrodução e/ou disseminação de doenças imunopreveníveis no Brasil. A meta da campanha é voltar a atingir a cobertura vacinal de imunizantes, como a BCG para índices de 90% ou mais até o fim do ano. Para isso, neste sábado, as 18 vacinas que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança e do Adolescente estarão disponíveis para o Dia D.

As vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Durante os dias de semana, no mesmo horário, a vacinação segue nas 76 salas de vacina. A exceção é a vacina BCG, que é administrada em dias alternados em 13 unidades referenciadas. A medida é adotada para evitar a perda de doses após abertura do frasco. Confira os locais no link: https://saude.goiania.go.gov.br/vacina-bcg/

“O fim de semana é quando os pais e responsáveis encontram, geralmente, mais facilidade de ir às unidades de saúde porque não estão envolvidos com suas rotinas profissionais. A atualização do Cartão de Vacinação é muito importante. São vacinas que trazem proteção para a vida inteira”, afirma o titular da SMS, Wilson Pollara, ao acrescentar que Goiânia conta com salas de vacinação em funcionamento todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.

Durante a campanha serão entregues aos pais ou responsáveis pela criança e adolescente o Certificado de Vacinação que, conforme a Lei nº 22.243 de 28 de agosto de 2023, passou a ser obrigatório no ato da matrícula dos alunos até 18 anos de idade da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, tanto das instituições de ensino públicas quanto privadas.

Vacinas
Para receber o imunizante, o público-alvo deverá apresentar o cartão de vacinas. Crianças devem comparecer aos locais de vacinação acompanhadas dos pais ou responsável. No calendário, são 17 vacinas no total. São elas: BCG (nas unidades referências), Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/Hep B), Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (Tríplice Bacteriana), Hepatite A, Difteria e tétano adulto (DT), Meningocócica ACWY, HPV, dTpa, Influenza e Covid-19 (Monovalente, Bivalente, pediátrica e baby).