Segredos Revelados: Como Combater a Gordura Visceral e Alcançar uma Saúde Melhor
Aplicar essa estratégia na meia-idade, à medida que envelhecemos, pode aumentar significativamente o risco de doenças, afirmam os especialistas.
Mas descobriu-se que a protuberância visível comumente encontrada, composta de gordura subcutânea, não é a principal responsável por isso.
O principal culpado são os depósitos tóxicos ocultos conhecidos como gordura visceral, localizados profundamente nas cavidades abdominais e que representam sérios riscos à saúde, incluindo aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer, como destacou Nichola Ludlam-Raine, da Nic’s Nutrition, ao iNews.
Embora a gordura abdominal seja notoriamente difícil de eliminar, há boas notícias sobre a gordura visceral subjacente. Segundo a Cleveland Clinic, é relativamente fácil perdê-la. Isso ocorre porque esse tipo de gordura é metabolizado mais rapidamente, podendo até mesmo ser eliminado através do suor ou da urina. Com exercícios e dieta ao longo de dois a três meses, os especialistas prometem resultados.
Quanto à dieta, muitos nutricionistas e médicos concordam que a abordagem não é de privação, mas de comer de maneira mais saudável. Aqui estão algumas das principais recomendações para eliminar a gordura indesejada:
- Kimchi: Uma porção diária de repolho coreano fermentado pode reduzir o risco de obesidade, de acordo com um estudo. O kimchi é rico em bactérias vivas que combatem a obesidade.
- Proteínas magras: Carne branca, peixe, carne vermelha magra, tofu, feijão e ovos são recomendados, desde que acompanhados de outras mudanças positivas para ajudar na perda de peso.
- Dieta Mediterrânea: Essa dieta, rica em frutas, vegetais, gorduras saudáveis e alimentos ricos em ômega-3, pode ajudar a reduzir a gordura visceral para níveis seguros.
- Gorduras saudáveis: Azeite, azeitonas e abacate são algumas das gorduras saudáveis que podem ser incorporadas à dieta.
- Iogurte grego: Rico em probióticos, o iogurte grego promove um microbioma intestinal saudável, o que pode contribuir para a redução da gordura visceral.
- Chucrute: Este alimento fermentado pode melhorar a absorção de nutrientes, influenciando potencialmente os fatores relacionados ao acúmulo de gordura visceral.
- Aveia e alimentos integrais: Alimentos integrais, como aveia, pão integral, arroz integral e macarrão integral, podem ajudar a reduzir a gordura visceral devido ao seu alto teor de fibras solúveis, que ajudam a suprimir o apetite e a promover a perda de peso.
Seguir uma dieta equilibrada, rica em alimentos saudáveis e acompanhada de atividade física regular pode ser uma estratégia eficaz para reduzir a gordura visceral e promover uma vida mais saudável.